segunda-feira, 7 de março de 2011

Agua contaminada em Santana do Paraiso - MG

Publicado em 03/03/2011 - 17:34:48

Moradores de Santana do Paraíso desconfiam da qualidade da água que chega às residências


    O comerciante Leandro Freitas está com esquistossomose, doença mais conhecida como xistose. O sogro e a sogra dele fizeram o exame e confirmaram a suspeita: também estão com a doença. Nem os cuidados da costureira Doraci Santos com a água de casa fez os resultados serem diferentes.

    A situação do aposentado Genaro Santos é ainda pior. Ele descobriu que tem a doença há um ano e até hoje não melhorou.

    No bairro Residencial Paraíso, em Santana do Paraíso, onde eles moram, outras pessoas também estão com a doença. Segundo o enfermeiro do posto de saúde do bairro, Anielson Rodrigues , 20 pessoas que moram no local estão com xistose e a expectativa é que o número aumente nos próximos dias.

    A Gerência Regional de Saúde, em Coronel Fabriciano, que abrange 35 municípios, registrou, em 2009, 1.205 casos de xistose. No ano passado o número foi ainda maior: 1.331 pessoas pegaram a doença.

    Os números assustam: de acordo com o Ministério da Saúde, a região Sudeste do pais é a que tem o maior número de casos de xistose: 12.000 foram registrados ano passado, 10.000 só em Minas Gerais.

    A família de Leandro espera que os medicamentos curem a doença. Eles disseram que já solicitaram no posto de saúde. Mas, ate agora, nada.

    Em nota, a prefeitura de Santana do Paraíso informou que este ano já foram notificados 19 casos esquistossomose no município. Disse ainda que assim que o caso é confirmado, é feita a solicitação do medicamento junto à Gerência Regional de Saúde.

    Informou também que todos os infectados atendidos no município estão em tratamento, no entanto, a prefeitura não informou se fará análise da água fornecida ao bairro Residencial Paraíso.

    Já em relação ao não recebimento do medicamento, a equipe da Inter TV tentou contato com a GRS para saber o motivo, mas os responsáveis pelo setor informaram estar ocupados e não puderam nos atender.

    Fonte: in360  Clique e veja o video